Regulamento

1. Condições de Participação
1.1 Idade mínima participação
  • Ultra Louzantrail – maiores de 18 anos de idade*;
  • Louzantrail – maiores de 18 anos de idade*;
  • Louzantrail Curto – maiores de 16 anos de idade*;
  • Youth Louzantrail – maiores de 14 anos de idade*;
  • Caminhada – maiores de 14 anos de idade*;

* feitos até ao dia anterior à data da prova.

1.2 Inscrições regularizadas

A pré-inscrição/inscrição no evento Louzantrail pressupõe a total aceitação das regras aqui estabelecidas.

Condições físicas:

  • O atleta deve estar consciente das dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das mesmas e, de se encontrar adequadamente preparado física e mentalmente;
  • O atleta deve ter consciência prévia da capacidade real de autonomia exigida em montanha, de forma a ser capaz de gerir os problemas que derivam deste tipo de prova;
  • Conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas (altas temperaturas, baixa humidade, etc.);
  • Saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de uma fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.
1.3 Ajuda externa

Não será permitida qualquer ajuda externa fora dos locais definidos pela organização, pelo que o atleta deve estar consciente da sua condição física e saber gerir os problemas que possam surgir para uma atividade em montanha, de forma segura.

A organização define como áreas específicas para assistência aos atletas por parte do acompanhante ou elemento responsável pela equipa, 100 metros de raio dos abastecimentos.

Nestas áreas é permitido ao/à atleta, poder receber alimentação e trocar de equipamento. O atleta é obrigado a manter o equipamento obrigatório.

Os elementos das equipas de apoio não podem aceder às áreas de abastecimentos dos atletas, nem solicitar qualquer tipo de abastecimento.

1.4 Colocação de dorsal

O número do atleta é pessoal e intransmissível e deverá ser colocado na frente do corpo, a altura do peito e sempre visível.

Em caso de desistência, desclassificação ou barramento horário o atleta é obrigado a entregar o chip, sendo dado baixa do mesmo e aparecendo na classificação DNF.

1.5 Regras de Conduta desportiva

O atleta durante toda a prova deverá adotar um comportamento digno, abstendo-se nomeadamente de fazer recurso a linguagem ofensiva, agressões verbais ou físicas.

Caso se verifiquem as infrações anteriormente descritas, estas serão alvo de penalização, a saber:

  • Advertência;
  • Desqualificação;
  • Expulsão e consequente proibição de inscrição em eventos posteriores (por um período de dois anos);
  • Caso a linguagem ofensiva seja efetuada em redes sociais, blogs ou páginas do LOUZANTRAIL ou conexas será punido com a proibição de inscrição no evento e/ou em eventos posteriores organizados pela secção de Trail Running do Montanha Clube (pelo período mínimo de dois anos).
1.6 Comunicação/contacto com a organização

Consideram-se os meios oficiais de comunicação e informação do Louzantrail os seguintes:

http://www.louzantrail.com

info@louzantrail.com

https://www.facebook.com/louzantrail

2. Prova
2.1 Apresentação das provas / Organização

Montanha Clube, Secção de Trail Running, é a entidade organizadora do evento Louzantrail, que decorrerá nos dias 7 e 8 de março de 2020 na Vila da Lousã, independentemente das condições climatéricas do dia, desde que a organização entenda que estas não ofereçam riscos aos participantes.

A organização acompanha em permanência a evolução das condições climatéricas podendo suspender e/ou anular a prova a qualquer momento, caso assim o entenda.

Esta edição do Louzantrail será constituída por 4 provas competitivas, caminhada e a Corrida dos Rapozinhos:

ULTRA LOUZANTRAIL – Distância, horários e tempo limite

Terá início às 8h00m do dia 7 de março, na Rua General Humberto Delgado, dirigindo-se para a Serra da Lousã, num percurso com cerca 43 Km e aproximadamente 3000 Metros de desnível positivo, terminando no centro da Lousã.

O tempo limite para conclusão do Ultra Louzantrail é de 10 horas, passadas as quais todos os atletas em prova serão retirados do percurso. Será publicada uma tabela com as barreiras horárias nos vários pontos de passagem.

O Ultra Louzantrail intregra o Circuito  Nacional Ultra Trail ATRP, Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra – Ultra,  pontuará com 3 pontos ITRA e é prova qualificativa para o UTMB.

LOUZANTRAIL LONGO – Distância e horários e tempo limite

Terá início às 08h00m do dia 8 de março, na Rua General Humberto Delgado, dirigindo-se para a Serra da Lousã, num percurso com cerca de 30 Km e aproximadamente 2000 Metros de desnível positivo, terminando no centro da Lousã.

O tempo limite para conclusão do Louzantrail é de 8 horas, passadas as quais todos os atletas em prova serão retirados do percurso.

O Louzantrail integra a Golden Trail National Series Espanha/Portugal, Circuito Nacional de Trail ATRP, pontuará com 2 pontos ITRA e é prova qualificativa para o UTMB.

LOUZANTRAIL CURTO – Distância e horários e tempo limite

Terá início às 9h30m do dia 8 de março, na Rua General Humberto Delgado, dirigindo-se para a Serra da Lousã, num percurso com cerca de 18 Km e aproximadamente 1200 metros de desnível positivo, terminando no centro da Lousã.

O tempo limite para conclusão do Louzantrail Curto é de 6 horas e 30 minutos, passadas as quais todos os atletas em prova serão retirados do percurso.

O Louzantrail Curto pontuará com 1 pontos ITRA e é prova qualificativa para o UTMB.

YOUTH LOUZANTRAIL – Distância e horários e tempo limite

Terá início às 10h30m do dia 8 de março, na Rua General Humberto Delgado, dirigindo-se para a Serra da Lousã, num percurso com cerca de 11 Km e aproximadamente 850 metros de desnível positivo, terminando no centro da Lousã.

O tempo limite para conclusão do Youth Louzantrail é de 4 horas, passadas as quais todos os atletas em prova serão retirados do percurso.

Caminhada – Distância e horários

Terá início às 10h30m do dia 8 de março, na Rua General Humberto Delgado, dirigindo-se para a Serra da Lousã, num percurso com cerca de 10 Km e aproximadamente 500 metros de desnível positivo, terminando no centro da Lousã.

Corrida dos Rapozinhos – Distância e horários

Terá início às 16h00m do dia 7 de março, na Rua General Humberto Delgado.

A Corrida dos Rapozinhos dispõe de regulamento próprio.

 

A organização reserva o direito de alterar as distâncias e o desnível se assim o entender sendo a alteração, no caso do desnível, nunca superior a 10%.

2.2 Programa / Horário
6 DE MARÇO DE 2020 – Sexta-feira

Local: Nave Exposições da Lousã – Rua General Humberto Delgado

18:00 – Abertura Oficial

18:15 – Abertura do secretariado aos atletas

21:00 – Briefing da prova

23:00 – Encerramento secretariado

7 DE MARÇO DE 2020 – Sábado

Local: Nave Exposições da Lousã – Rua General Humberto Delgado

06:30 – Abertura Secretariado

07:10 – Controlo Ultra Louzantrail

07:50 – Briefing

08:00 – Partida Ultra Louzantrail

16:00 – Rapozinhos

18:00 – Fecho de Meta

18:30 – Início da cerimónia de entrega prémios

22:00 – Encerramento secretariado

8 DE MARÇO DE 2020 – Domingo

06:30 – Abertura Secretariado

07:10 – Controlo Louzantrail

07:50 – Briefing

08:00 – Partida Louzantrail

08:30 – Controlo Louzantrail Curto

09:20 – Briefing

09:30 – Partida Louzantrail Curto

09:45 – Controlo Louzantrail Youth

10:20 – Briefing

10:30 – Partida Louzantrail Youth

10:40 – Partida Caminhada

15:00 – Fecho de Meta

16:00 – Início da cerimónia de entrega prémios

18:00 – Fim do evento

2.3 Distância / Altimetria / Categorização de Grau de Dificuldades ATRP
2.4 Mapa / Perfil altimétrico / Descrição dos percursos

Os percursos do Louzantrail são compostos por passagem pela zona histórica da Lousã, antigos caminhos utilizados pelas populações das aldeias, levadas, estradas florestais, ribeiras, etc.

As provas não são fechadas devem os participantes ter em conta o facto de poder haver viaturas, animais, pessoas, bicicletas a circular em partes do percurso da prova.

Os participantes devem ter atenção aquando do atravessamento das estradas públicas e estradões florestais.

Existirão percursos alternativos, para fazer face a alguma situação imprevista e alheia à organização.

A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo ou abastecimento, sem aviso prévio.

2.5 Tempos limites / Barreira horária

Para evitar passar em zonas mais sensíveis do ponto de vista de segurança, são estabelecidos os seguintes tempos de passagem:

Ultra Louzantrail
Louzantrail
Louzantrail Curto
Youth Louzantrail

Para continuar em prova, os atletas têm de sair do posto de controlo antes do seu encerramento. Caso contrário, será feito o barramento, situação esta que implica a entrega do Chip à organização. Se o atleta decidir prosseguir no percurso será da sua própria responsabilidade e em completa autonomia.

2.6 Metodologia de controlo de tempos

Será utilizado um sistema eletrónico de controlo de tempos por intermédio de um chip colocado no dorsal.

Nos pontos de controlo existirá um tapete ou outro dispositivo que registará a passagem dos atletas.

2.7 Postos de controlo

A marcação do percurso é da responsabilidade da organização, devendo o atleta respeitá-la ao longo da prova, sendo expressamente proibido optar por atalhos.

Ao longo do percurso existirão pontos de controlo devidamente assinalados. Os atletas terão de parar de modo a ser registado o controlo do seu dorsal, assim como respeitar a ordem de chegada ao posto de controlo. Nestes mesmos postos de controlo poderá ser colocado nos atletas um outro sistema de controlo electrónico.

2.8 Locais de abastecimento
Ultra Louzantrail
Louzantrail
Louzantrail Curto
Youth Louzantrail

As provas do evento são em regime autónomo, tendo o atleta de se fazer acompanhar por aquilo que ache necessário para poder concluir as provas. Os locais previstos para os abastecimentos podem sofrer alterações de localização ou suprimidos sem aviso prévio. Caso as condições meteorológicas o justifiquem, serão colocadas placas informativas de locais com pontos de água naturais.

2.9 Material obrigatório / Verificação de material

* a organização não fornece copos nos abastecimentos
R – Material Recomendado
X – Material Obrigatório

Caso as condições climatéricas o justifiquem, o material obrigatório poderá ser reformulado. Nesse caso, o mesmo irá ser informado aos atletas através dos meios de comunicação oficiais, pelo menos com 48 horas antes do início da prova.

2.10 Informação sobre passagem de locais e com tráfego rodoviário

Sendo um evento aberto, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito nas vilas e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

O atleta é responsável pelo cumprimento das regras do Código de Estrada.

2.11 Penalizações / Desclassificações
2.12 Responsabilidades perante o atleta

O participante assume, por livre e espontânea vontade os riscos e suas consequências decorrentes da participação no evento, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza.

Os participantes inscritos no Louzantrail aceitam participar voluntariamente e sob sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte, concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes, de qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades e dos seus colaboradores e participantes.

2.13 Seguro Desportivo

A organização contratualiza os seguros obrigatórios por lei (acidentes pessoais e de Responsabilidade civil) conforme o Decreto-Lei no 10/2009 de 12 de março, para este tipo de prova, estando o seu prémio incluído no valor da inscrição. O pagamento da franquia (xxxx€) do seguro (????, apólice ?????), em caso de acidente, é da exclusiva responsabilidade dos atletas.

Qualquer acidente ou incidente, que ocorra durante o decorrer do percurso é da responsabilidade dos participantes, em tudo que exceder o risco coberto pelo seguro.

A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro.

2.14 Suspensão e/ou anulação das provas

Caso as condições climatéricas e/ou ambientais se verifiquem extremas (ex.: incêndio florestal, tempestades, ciclones, etc.) a partida pode ser atrasada num máximo de duas horas, período após o qual a prova é cancelada.

As mesmas também podem ser suspensas e/ou anuladas por decisão das entidades oficiais tais como, Proteção Civil, GNR, MAI, etc.

Poderá também suspender, reduzir ou neutralizar as provas, os fatores mencionados anteriormente.

Em qualquer das situações descritas não haverá em caso algum direito a reembolso.

3. Inscrições
3.1 Processo inscrição

O registo quer de pré-inscrição ou inscrição, consoante a prova e modalidade de processo de inscrição, deverá ser efetuado através do formulário específico que estará disponível no site http://louzantrail.com/registrations.html.

Não serão aceites outros métodos de pré-inscrição e/ou inscrição.

A inscrição nas provas implica a aceitação implícita do presente regulamento.

O levantamento do dorsal depende da exibição do cartão de cidadão ou documento equiparado (passaporte, cartão de residência, etc.).

No caso de se verificar divergência nos dados de inscrição com os dados do cartão de cidadão a organização reserva o direito de não permitir a participação do atleta no evento. Tratando-se neste caso, de prestação de informações falsas por parte do atleta a organização não devolverá o valor paga na inscrição.

3.2 Valores e períodos de inscrição

Calendário de Valores de Inscrição:

1ª Fase: de 2 de Dezembro 2019 a 31 de Dezembro 2019;

2ª Fase: de 1 de Janeiro 2020 a 8 de Fevereiro 2020;

3ª Fase: de 9 de Fevereiro 2020 a 22 de Fevereiro 2020;

 

Calendário de Períodos de Inscrição:

2 Dezembro 2019 – Abertura Oficial

22 Fevereiro 2020 – Fecho de Inscrições

 

Os atletas a disputar o Circuito de Trail Curto da ADAC têm um desconto de 1,5€ no Ulta Louzantrail.

Entre 2 e 7 de Dezembro de 2019 garantimos inscrições para filiados na Federação Portuguesa de Atletismo/ADAC.

A organização reserva-se ao direito de ultrapassar o número limite de vagas para satisfazer os seus compromissos perante atletas de elite (homens com score superior a 780 pontos e mulheres com score superior a 650 pontos ITRA), convidados da organização e ainda para com os patrocinadores oficiais do evento.

A organização reserva-se ainda ao direito de ajustar o número de vagas por razões de segurança ou por qualquer outro motivo que possa afetar o bom funcionamento da prova. Todas as alterações consideradas relevantes serão anunciadas com a devida antecedência no website oficial e redes sociais.

O atleta que prestar falsas declaração terá a sua inscrição automaticamente anulada sem direito a reembolso.

3.3 Alteração de inscrições

A organização permite a alterações de inscrições até dia 25 de Fevereiro de 2020 mediante o pagamento de uma taxa de 15€, devendo o atleta titular da inscrição enviar um email para info@louzantrail.com com os dados para efetuar a troca e o comprovativo do pagamento da Taxa de Alteração.

3.4 Condições para devolução do valor de inscrição

Na eventualidade de desistência após a inscrição a organização não reembolsa o valor da inscrição, excepto nos seguintes casos:

 

  • Motivo de lesão ou doença com a apresentação de atestado médico devolve-se 75% do valor de inscrição até ao dia 31 de Janeiro de 2020.
  • Motivo de lesão ou doença com a apresentação de atestado médico devolve-se 50% do valor de inscrição até ao dia 15 de Fevereiro de 2020. A partir desta data, não será reembolsado qualquer valor.

O atleta deve remeter um e-mail com os seus dados de inscrição, atestado médico e o IBAN para info@louzantrail.com para a organização poder proceder ao respectivo reembolso caso existe direito ao mesmo.

3.5 Material incluído com a inscrição

O valor da inscrição inclui:

  • Dorsal;
  • Abastecimentos;
  • Prémio Finisher provas competitivas;
  • Duche;
  • Seguro de Acidentes Pessoais;
  • Equipa de Busca e Salvamento em zonas remotas e de acesso difícil;
  • Assistência em Posto Médico Avançado (Médico e equipa de enfermagem);
3.6 Serviços disponibilizados (transporte, massagem, duche, etc.)

A organização tem ao dispor dos atletas transporte até à chegada em caso de lesão, estando condicionados a lotação dos veículos de transporte.

É disponibilizado duche, massagens de relaxamento e em caso de necessidade um check-up pela equipa médica disponível no Posto Medico Avançado que se encontrará na zona de chegada.

4. Data, local e hora para entrega de prémios

Ultra Louzantrail – 7 de março – 18h30 – Nave Exposições da Lousã – Rua General Humberto Delgado

Restantes provas – 8 de março – 16h00 – Nave Exposições da Lousã – Rua General Humberto Delgado

4.1 Definição das Categorias etárias / Sexo, individuais e equipas

Nas provas competitivas serão premiados os 3 primeiros classificados da classificação por Equipas (masculino/feminino), Geral individual (masculino/feminino) e por escalão.

A classificação das equipas será obtida pela soma das posições da classificação geral dos 3 primeiros atletas da equipa ordenada pela ordem crescente.

O critério de desempate das equipas será a soma dos 3 melhores tempos será o método para o desempate.

Os atletas que finalizem as provas competitivas receberão um prémio de Finisher.

Os prémios serão entregues no dia do evento. Quem não os levantar nesse dia, a organização não enviará por correspondência.

Os escalões das provas estarão designadamente na seguinte forma:

classificação por escalões será considerada a idade que o atleta terá a 31 de Outubro da corrente época competitiva.

5. Cedência de Imagem e Tratamento de Dados
5.1 Cedência de Imagem

Os participantes do Louzantrail cedem integral e gratuitamente à Organização os direitos de utilização da imagem e voz, autorizando a sua reprodução, edição e publicação, em qualquer suporte (papel ou digital), e integrada em qualquer outro material (fotografia, desenho, ilustração, pintura, vídeo, animação, etc.), conhecido ou que venha a existir, para:

  1. Divulgação na página eletrónica do evento (site);
  2. Divulgação nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, outros);
  3. Exposição em formato físico ou digital (exposições, outros);
  4. Divulgação em newsletters, brochuras, flyers; etc.

 

Este pedido de cedência de imagem tem como único propósito promover os eventos realizados e a realizar, sem prejuízo para ambas as partes.

De acordo com o nº 3 do artigo 7º do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016, o titular dos dados poderá retirar o seu consentimento, por escrito, a qualquer momento. A retirada do consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado até essa data.

5.2 Tratamento de Dados

Os participantes confirmar o seu consentimento para que a Organização proceda ao tratamento dos seus dados pessoais para fins de gestão da inscrição no evento.

Os dados pessoais serão partilhados com companhias de seguro, Federações, parceiros e organizações desportivas, de forma a que os participantes possam integrar as diversas competições.

Os dados pessoais serão conservados durante o período necessário para as finalidades para os quais são tratados.

Nos termos do Regulamento Geral da Proteção de Dados assistem aos participantes os seguintes direitos, quando aplicáveis: de limitação do tratamento, de consulta, de acesso, de informação, de retificação, de atualização e/ou eliminação dos dados, direito de oposição, direito ao esquecimento, direito de portabilidade dos dados pessoais e direito de apresentar reclamação a uma autoridade de controlo.

6. Informação
6.1 Solo Duro

A organização disponibiliza dormida em solo duro, em local a designar oportunamente.

6.2 Eco-Responsabilidade

Não abandonar lixo na natureza, utilizar os contentores para os depositar, respeitar a flora e a fauna, seguir estritamente o percurso balizado sem utilizar atalhos.

A organização utilizará sempre que seja possível material reutilizável ou reciclável e procederá à recolha seletiva.

A limpeza do percurso iniciar-se-á imediatamente após a passagem do último corredor.

A comunicação sobre papel estará reduzida ao mínimo, privilegiando o suporte eletrónico.

6.3 Casos Omissos

O preenchimento e envio da Ficha de Inscrição para as provas do Louzantrail  implicam que o atleta que se inscreve, tome conhecimento e aceite sem quaisquer reservas o presente Regulamento.

Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pelo Júri de Prova, de cujas decisões não haverá recurso.

6.4 Reclamações

Para efectuar uma reclamação, por qualquer acção verificada durante o decorrer do Louzantrail , deverá ser feita por escrito e entregue à organização no próprio dia do evento. A reclamação será analisada e proferida uma decisão em 3 dias úteis da qual não será passível de reclamação

 

*Regulamento sujeito a alterações que serão, caso as haja, informadas atempadamente.

Versão PDF Aqui

pt_PT
en_US pt_PT