O Que Visitar

Aldeias do Xisto
Louzantrail uma prova de emoções!

A Rede das Aldeias do Xisto é constituída por 27 aldeias distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal. Estes pequenos núcleos agregam o potencial turístico regional reflectido na arquitectura, nas amenidades ambientais, na gastronomia e nas tradições, entre outros elementos culturais distintivos apresentados em produtos e serviços de excelência.

Mais Info
Paços do Concelho
Louzantrail uma prova de emoções!

Este edifício com projecto do Arquitecto Moura Coutinho, ao gosto da arquitectura do séc. XVIII, foi construído entre 1930 e 1934.No interior tem painéis de azulejo da Fábrica de Stª Ana, e um Salão Nobre onde se encontram telas de Carlos Reis (Lenda da Lousã) e João Reis (Família, Religião, Trabalho).

Mais Info
Igreja Matriz da Lousã
Louzantrail uma prova de emoções!

O orago é S. Silvestre. É um templo de construção moderna que veio substituir a velha e acanhada igreja que estava em ruínas. Data de 1882, tendo sido terminada em 1921, com a construção da Torre Sineira.

Palácio dos Salazares
Louzantrail uma prova de emoções!

Também é conhecido por Palácio da Viscondessa do Espinhal. Este imponente edifico brasonado teve dois períodos de obras: um do séc. XVIII e outro de 1818. Edifício onde funciona o Palácio da Lousã Boutique Hotel.

Mais Info
Alameda Carlos Reis
Louzantrail uma prova de emoções!

Por deliberação da Câmara Municipal de 14 de Outubro de 1931, foi decidido chamar Alameda Carlos Reis ao espaço então conhecido como Parque do Regueiro. Sofreu em 2003 obras de remodelação e ampliação.

Praça Sá Carneiro
Louzantrail uma prova de emoções!

Fonte e medalhão alusivo a Sá Carneiro, autoria de Fernando Pedro e escultura de autoria de Alves Pinheiro. Inaugurado em 25 de Abril de 1998.

Museu Dr. Louzã Henriques
Louzantrail uma prova de emoções!

A coleção do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques reúne um conjunto de objetos provenientes de várias zonas do País continental e insular. A maioria dos objetos foram adquiridos pelo Dr. Louzã Henriques a coleccionadores e particulares mas outros resultaram já de doações de pessoas ou entidades públicas e privadas à Autarquia.

 

Mais Info
Castelo
Louzantrail uma prova de emoções!

No vale de Arouce, pelo qual se veio a chamar Castelo de Arouce. Não se consegue precisar a data da sua construção, sendo esta certa no séc. XI, visto haver um documento dessa época que lhe faz referência. Neste tempo, segundo rezam as crónicas, o Castelo não teria a configuração actual, mas seria sim uma construção de madeira ou uma simples torre ao contrário da edificação de alvenaria que hoje encontramos.

 

Ermidas da N.S. da Piedade
Louzantrail uma prova de emoções!

É um importante Santuário Mariano, situado no morro em frente ao Castelo de Arouce. São três as capelas, sendo a mais antiga e de maior dimensão a Capela de S. João, construída entre os sécs. XIII e XIV. Possui um conjunto de esculturas do séc. XV e XVI talhadas em pedra de Ançã: S. João Baptista, S. João Evangelista, e S. Paio e ainda um frontal de altar em azulejos seiscentistas.

 

 

pt_PT
en_US pt_PT