Segurança

Quais são os princípios da segurança nas montanhas?

Cada atleta é responsável pela sua própria segurança. Na montanha, a autonomia é a base e a prioridade sobre tudo. Para se ser autónomo, é essencial e de forma consciente, saber cuidar da própria saúde autoavaliar-se. Pensar em comer e beber regularmente. Estar atento aos sintomas que podem ser um aviso tais como: náuseas, dificuldade em urinar, sangue na urina, taquicardia, hipotermia ou hipertermia. No caso de um problema, questionar-se: “Consigo chegar ao próximo PAC sem me colocar em perigo?” No caso, de não se sentir em condições físicas ou mentais para continuar, ligue para o número que está no dorsal ou para o 112. Tenha em atenção que mesmo que a organização tenha um plano bem estruturado para ajudar a garantir a segurança dos atletas, várias situações em montanha, podem fazer com que a ajuda demore mais tempo que o previsto.

Material Obrigatório

Todo o material obrigatório, bem como o material recomendado para o Louzantrail é pensado para a sua segurança. Tudo é útil. Na montanha, as condições atmosféricas podem mudar rapidamente e quase sempre são imprevisíveis. E a falta de um item recomendado ou obrigatório, em determinada situação, poderá fazer a diferença.

O que fazer quando estiver ferido ou em dificuldade?

A solidariedade é um valor essencial nas montanhas. Ajudar um corredor que está ferido ou em dificuldade é uma obrigação absoluta. Se encontrar uma pessoa em dificuldade, fale com ele, pergunte-lhes como se sente, dê o alerta e fique com ele até a ajuda chegar.

Em caso de problema, qual é a maneira correta de dar o alerta?

A localização da vítima e a natureza do seu problema ou lesão são as informações importantes para os socorristas. Para ajudá-lo a dar uma localização precisa e ajudar o trabalho das equipas de resgate e salvamento, existirão pontos de referência ao longo dos diferentes percursos. Esses marcadores são compostos de uma cor, uma letra e uma figura. Se estiver em dificuldade, é só indicar a última referência por onde passou. Estes marcadores são concebidos de forma que, mesmo que só se lembre de um dos três elementos, ele permite reduzir o perímetro de busca. De acordo com os regulamentos do Louzantrail, deve obrigatoriamente ter um telemóvel com uma bateria totalmente carregada. Para poupar a bateria, pense em desativar várias opções inúteis na montanha, como as funções WiFi, Bluetooth e 3/4G.

E desempenho?

Para além da sua segurança, o seu desempenho e performance será melhorado se tiver material adequado à prática da modalidade. Excesso de calor e outras situações que provocam desperdício energético poderão influenciar no seu desempenho…faça uma gestão de energia consciente para correr em montanha e para que o seu desempenho seja o melhor!

Louzantrail
pt_PT
en_US pt_PT