Em contagem decrescente para o LOUZANTRAIL

Louzantrail

Em contagem decrescente para o LOUZANTRAIL

Nos dias 7 e 8 de Março, o LOUZANTRAIL, organizado pelo Montanha Clube, está de volta com novidades! Este ano, o evento que dá a conhecer os trilhos outrora calcorreados pelos habitantes da região da Lousã, a milhares de atletas, apresenta uma nova distância para os mais jovens, o Youth Louzantrail, de 10 km. O objetivo, informa Ana Seco, da organização, “é alargar o evento aos mais jovens”.

Do programa continuam a fazer parte o ULTRA LOUZANTRAIL, de 44 km; o LOUZANTRAIL LONGO, de 29 km; e o LOUZANTRAIL CURTO, além da caminhada e da Corrida dos Rapozinhos. “Depois de 2019 ter marcado definitivamente a internacionalização do evento, com a inclusão dos 29 km no circuito Golden Trail National Series, que trouxe mais de 1500 atletas de 100 países à Serra da Lousã, a edição de 2020 não será menos ambiciosa, com novidades a divulgar em breve”, adianta Ana Seco.

Espera-se, pois, novamente a presença dos melhores do mundo, com 2020 a adivinhar-se um ano de emoções fortes na Serra da Lousã. “Além do Louzantrail, também o LouzanSkyrace, que acabou de se realizar (18 e 20 de Outubro), já está a preparar uma nova edição com novidades que afirmam definitivamente o evento no panorama nacional e internacional de skyrunning. A Serra da Lousã recebe ainda, nos dias 20 e 21 de Março, a primeira etapa da Taça do Mundo de Downhill, na qual são esperados os melhores atletas da modalidade”, conclui Ana Seco.

Sobre o LOUZANTRAIL

O Montanha Clube organizou a primeira edição do LOUZANTRAIL a 23 de Setembro de 2000, na altura com o nome de “Enduro Serra da Lousã”. A prova era designada como Atletismo de Montanha e integrava os campeonatos da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. O clube com a sua longa e comprovada experiência na organização de provas de Enduro, trouxe esse sistema de cronometragem para os primórdios das provas de trail running em Portugal, usando para isso um sistema de quatro troços classificativos com percursos de interligação onde os participantes tinham janelas de tempo a cumprir. Logo no ano de 2000, teve a participação de atletas de equipas que ainda hoje competem nos circuitos nacionais de trail, tais como o próprio Montanha Clube, CRP Ribafria, CA Barreira e Confraria Trotamontes.

Em 2013, a prova passou a designar-se LOUZANTRAIL, realizando-se sempre no mês de Junho. Em 2019, a prova foi antecipada para Janeiro, em virtude de recebermos em Junho mais uma edição do Campeonato Mundial de Trail. Aos participantes não irá faltar a visita às mais belas paisagens e aos icónicos locais da Serra da Lousã, tais como o Mirante (com vista para a Vila), o Terreiro das Bruxas, as Grutas da N.ª Sr.ª da Piedade, o místico Castelo de Arouce – do século XI – e o ponto mais alto, o Trevim, com uma vista magnífica. E ainda, através dos inúmeros e inesquecíveis trilhos que a serra mágica guarda, a passagem pelas famosas Aldeias do Xisto, onde se destacam a do Talasnal, Casal Novo, Vaqueirinho, Candal, Cerdeira, Chiqueiro (com a sua fotogénica “varanda” para a vila), e tantos outros locais de pura beleza e muitas histórias.

Para alcançarem estes locais de rara beleza os atletas terão de percorrer os mais emblemáticos trilhos da Serra da Lousã – Amazónia de Baixo, Trilho do Rochedo, Trilho da Raposa, Trilho do Javali, Trilho do Escorrega e Trilho da Cascata do Candal. Estes são exemplos que vão fazer com que os participantes nunca mais se esqueçam da Serra da Lousã.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

No Comments

Reply

pt_PT